Realizamos um questionário a uma Terapeuta da Fala com algumas questões que achamos relevantes.
Idade: 24 Anos
Sexo: F
1. Uma criança na idade pré-escolar com alterações de fluência já se pode considerar uma gaguez crónica ou é uma gaguez do desenvolvimento?
Numa criança na idade pré-escolar com alterações de fluência considera-se uma gaguez do desenvolvimento.
2. Acha que a população portuguesa está convenientemente informada acerca da gaguez? Como se deve informar a população acerca deste assunto de uma forma clara e objetiva?
Não. A maior parte da população portuguesa está mal informada e acredita em mitos. A melhor forma, para a gaguez na idade pé-escolar, seria levar a informação até aos jardins-de-infância, junto dos educadores, auxiliares e encarregados de educação.
3. Quais são as principais técnicas utilizadas na intervenção direta e indireta?
A intervenção indireta pode ser realizada através do fornecimento de informações e aconselhamento às pessoas que convivem mais de perto com a criança- A intervenção direta em crianças em idade pré-escolar, normalmente não é feita, a não ser que se verifiquem comportamentos e caraterísticas de uma gaguez mais avançada.
4. Quais são os principais objetivos terapêuticos quando estamos perante um diagnóstico de gaguez na idade pré-escolar.
Os principais objetivos terapêuticos são os seguintes: informar, aconselhar os encarregados de educação; em casos mais graves: diminuir o número/ocorrência de disfluências.
5. Os pais expõem muitas dúvidas sobre a gaguez? Se sim, quais são as dúvidas mais frequentes?
Algumas. As mais frequentes estão relacionadas com o tipo de comportamento que devem assumir perante os filhos, sendo umas das questões mais frequente: "A gaguez tem cura?".
6. A gaguez tem cura?
Não. A gaguez tem estratégias.
Fim
Queríamos agradecer à Terapeuta da Fala C. pela sua colaboração no nosso blog.
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