Conselhos para educadores

O que não deve fazer:
  • Não associe problemas de fluência com problemas ao nível da inteligência;
  • Não peça à criança para parar de gaguejar. Só irá prejudicar mais a situação;
  • Não desvie o olhar quando está a falar com a criança ou vice-versa;
  • Não dê limite de tempo para as respostas, tanto para a criança gaga como para as restantes para que ela não se sinta “especial” ou diferente;
  • Não termine as palavras ou as respostas da criança;
  • Não demonstre irritação, desconforto ou impaciência quando a criança está a falar;
  • Não deve forçar a criança a falar quando esta não quer ou quando está num dia em que a disfluência se encontra mais visível.


O que deve fazer:
  • Explique o que é a gaguez e que a pessoa gaga não deve ser tratada de modo diferente;
  • Fale pausadamente e com entoação porque você faz parte do modelo da criança;
  • Mostre um comportamento tranquilo e paciente;
  • Procure dar mais atenção ao conteúdo da mensagem do que à forma como a criança se expressa;
  • Incentive a participação da criança gaga nos dias em que ela se encontre mais fluente;
  • Mostre à criança que não se preocupa com o modo como ela fala;
  • Faça perguntas que possam ser respondidas com respostas curtas ou de sim e não para que a criança que gagueja se sinta à vontade;
Vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário