Existem algumas diferenças que
podem ser perceptíveis entre as disfluências normais e uma
verdadeira gaguez. Abaixo vamos sintetizar estas diferenças numa tabela.
Crianças com
disfluências Normais
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Crianças com
gaguez
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Raramente têm consciência das disfluências. Deste modo, estas
disfluências, não conduzem a reacções negativas (frustração, vergonha, medo, etc.);
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Numa primeira fase, é notada uma breve frustração durante a
ocorrência de gaguez. Numa fase seguinte, começam a ter consciência de que
falam de maneira diferente, podendo tornar-se intolerantes aumentando o
número de repetições.
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Na maioria dos casos, ultrapassam as disfluências espontaneamente
durante o desenvolvimento da fala. Cerca de 75% a 85% das crianças com
disfluências normais alcançam a fluência normal. (Gaiolas, 2010)
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Pode ocorrer um aumento do número de repetições. Em alguns casos,
ocorre um aumento da intensidade vocal, aumento da tensão e aparecimento de
comportamentos de escape (piscar os olhos, balancear o corpo, evitar o olhar,
etc.)
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Não se observa esforço físico na produção das palavras.
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Normalmente, há esforço físico relacionado com produção de fala.
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Baixo número de palavras
disfluentes por frase.
Realizam, aproximadamente, 7
disfluências em 100 palavras.
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Elevado número de palavras alteradas nas frases.
Mais de 3/4 palavras afetadas numa frase.
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Não existem movimentos físicos associados.
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Podem existir movimentos faciais ou corporais associados à produção
de fala (piscar os olhos, tremer os lábios, fazer caretas, movimentos das
mãos/braços, etc.)
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