Gaguez pré-escolar

"O desenvolvimento da fala está dependente da maturação neurológica, da maturação fisiológica, da maturação anatómica e da coordenação, assim como de um ambiente envolvente linguístico estimulante e de um desenvolvimento sócio afetivo harmonioso” (Bernthal & Bankson, 1981).

Este desenvolvimento ocorre entre os 2 e os 6/7 anos e por ser um processo complexo, dinâmico e dependente de diversos factores, muitas das vezes é possível verificar alterações na fala. Nesta idade não se pode considerar uma “verdadeira” gaguez porque a fala ainda se encontra em aquisição. Esta disfluência da fala é designada de Disfluência Fisiológica ou Gaguez do desenvolvimento. É de salientar que as crianças com esta patologia não tem consciência da mesma, ou seja, quando as disfluências ocorrem as crianças continuam o seu discurso quer seja fluente ou não. 


Na maioria das crianças, as disfluências fisiológicas não deixam sequelas e passado o período de aquisição da linguagem, aproximadamente cerca de 75% a 85% das crianças adquirem fluência normal. (Mónica Gaiolas, 2010)




Não nascemos a falar mas, em pouco tempo e sem esforço, tornamo-nos conhecedores de um  dos sistemas mais sofisticado e complexo que se conhece." (Sim-Sim, 1998, p.19)

As alterações na fala (disfluências) que são consideradas normais nesta idade:

- as hesitações (pausas silenciosas);

- as repetições (o número de repetições não deve ser superior a três seguidas)
Ex.: Posso... possso brincar?;

- as reformulações do dicurso
Ex.: Posso ir... o Pedro vai ao parque... podemos ir?;

- os prolongamentos curtos de sons
Ex.: Ooooo primeiro sou eu!;

- as interjeições
Ex.: Espera, aaaaaa, vou contigo!;

-silêncios curtos entre palavras
Ex.: Aquele cão é… castanho;

Como estas crianças, na maioria dos casos, não apresentam consciência das suas disfluências, não vão apresentar comportamentos de escape ou evitação nem caraterísticas observáveis como a tensão muscular ou movimentos corporais (piscar os olhos, movimentos dos braços, etc) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário